Back to Blog
Share
Estrutura jurídica offshore: Delaware Tostada ou Cayman Sandwich, qual o próximo passo para sua startup brasileira?Estrutura jurídica offshore: Delaware Tostada ou Cayman Sandwich, qual o próximo passo para sua startup brasileira?Estrutura jurídica offshore: Delaware Tostada ou Cayman Sandwich, qual o próximo passo para sua startup brasileira?

Estrutura jurídica offshore: Delaware Tostada ou Cayman Sandwich, qual o próximo passo para sua startup brasileira?

Delaware Tostada e Cayman Sandwich são atualmente as estruturas jurídicas offshore mais eficientes para a maioria das startups no Brasil. Qual a melhor?

Temos que contar uma notícia triste, porém bela. Se você está tentando conseguir o primeiro cheque, sua startup não é mais um bebê. (Meu Deus, eles crescem tão rápido… Caiu um cisco aqui no olho 😭)

Você quer que ela passe nesse concorrido vestibular que é levantar capital? Então é melhor ajudá-la em uma preparação essencial: abrir uma empresa no exterior e ter sua própria estrutura jurídica offshore.

Sim. Mesmo que sua startup só opere no Brasil.
E sim: parece (e é) muito complexo. Tipo trigonometria.
Mas estamos aqui para tornar incorporação em algo tão simples quanto decorar o alfabeto. 🎓

Mas por que você deveria ter essa estrutura jurídica offshore mesmo? Ter a estrutura certa é um passo natural para empresas que querem atrair os melhores VCs do Brasil e do mundo todo 🌎, e crescer mais rápido com esse dinheiro e conhecimento. E tudo isso evitando pagar impostos desnecessários (e estamos falando de milhões e milhões aqui).

Tá bom pra você? 😎

Nas suas pesquisa, você encontrará duas estruturas jurídicas offshore que são atualmente as mais eficientes para a maioria das startups brasileiras: a Delaware Tostada e o Cayman Sandwich. (Sim, amamos comida tanto quanto amamos ajudar fundadores de startups.)

Vamos contar tudo que você precisa saber para decidir qual estrutura jurídica offshore faz mais sentido para sua startup neste momento, entre a Delaware Tostada e o Cayman Sandwich:

  • Para começar, o que é uma formação de empresa offshore e uma estrutura jurídica offshore?;
  • Por que sua startup brasileira pode precisar de uma estrutura jurídica offshore?, Explicamos no detalhe;
  • A estrutura jurídica da Delaware Tostada: o que é e quando sua startup deve considerá-la;
  • A estrutura jurídica do Cayman Sandwich: o que é e quando sua startup deve considerá-la;
  • O confronto final: Delaware Tostada x Cayman Sandwich;
  • Você errou? Não se preocupe, todos nós já erramos na vida. Veja como você pode mudar sua estrutura jurídica offshore.

O que é uma formação de empresa offshore e estrutura corporativa?

Uma estrutura jurídica offshore é para as empresas que precisam de uma (ou mais!) entidades legais no exterior. Isso significa que esta empresa está registrada, incorporada e estabelecida no exterior. Todo esse processo é chamado de formação de empresa offshore (offshore company formation).

Um lembrete importante aqui: ter uma estrutura corporativa offshore não te livra de seguir a lei. Estamos falando de otimização tributária, e não de evasão fiscal. Você deve respeitar todos os princípios contábeis e de conformidade (compliance) dos países em que incorpora sua startup. Só então você pode colher os frutos do seu trabalho. Temos um acordo? 👮

É comum que a empresa offshore não tenha atividades comerciais no país onde está. Geralmente, a empresa de fato opera no país de origem (como o Brasil). Mas então por que criar uma estrutura corporativa internacional? É disso que vamos falar agora.

Por que sua startup brasileira pode precisar de uma estrutura jurídica offshore?

Você não é o Tony Stark ou o Miles Morales. Mas você quer saber o que o Homem de Ferro e o novo Homem-Aranha têm em comum com fundadores e fundadoras de startups? Todos perceberam que continuar onde começaram não basta.

Você não precisa construir o quartel dos Vingadores ou explorar multiversos (mas chama a gente se for, hein?). Mesmo assim, ao captar rodadas e otimizar sua estrutura jurídica para saídas no futuro, sua startup pode e deve ter essa mesma abordagem ambiciosa e não se restringir a apenas uma região.


A ambição que todo VC quer ver em um fundador de startup.

E por que investidores e investidoras de venture capital de nível global apreciam a formação de empresa offshore, mesmo quando todos os custos e receitas de sua startup estão no Brasil?

1. Conversas mais tranquilas com VCs

Ao entrar em contato com os principais investidores de venture capital dentro e fora do Brasil durante o processo de captar fundos (fundraising), há algumas tarefas que você precisa cumprir para ter sucesso. E não estamos falando apenas de combinar com a tese da gestora e desenvolver os sinais preferidos por ela.

Fatores como modelos jurídicos desconhecidos, mudanças regulatórias imprevisíveis e uma falta geral de confiança, estabilidade e transparência nas instituições da América Latina como um todo podem assustar investidores e investidoras.

Por isso, VCs podem pedir por uma estrutura jurídica offshore para assinar um cheque. Essas estruturas costumam ter regulações conhecidas, claras e estáveis. Esse pedido é ainda mais comum quando os cheques aumentam e a gestora de venture capital é mais internacional.

Imagine que você trabalha com venture capital nos Estados Unidos e coloca seu dinheiro em uma startup brasileira. No caso de um processo trabalhista, você saberia com 100% de certeza se pode ou não ser responsabilizado? Você também teria certeza de que alguma autoridade local não vai bater na sua porta e exigir uma auditoria completa das finanças da sua empresa e até as suas?

Para o investidor ou investidora internacional, colocar dinheiro em uma empresa constituída apenas no Brasil é um risco a mais. E startups já são arriscadas o suficiente.

Não somos apenas nós que estamos dizendo isso. Conversamos com a conhecida gestora de capital de risco Andreessen Horowitz (a16z) sobre formação de empresas offshore. Também falamos com fundadores latino-americanos sobre o que mudou depois que eles incorporaram suas startups no exterior.

2. Obrigações fiscais otimizadas

No Brasil, impostos são o principal obstáculo para fundadores na busca por maior competitividade e lucro. Nenhuma novidade para a gente, né?

Mas o que pode ser novidade é que ir para o exterior pode levar a uma tributação mais favorável. Nas Ilhas Cayman, por exemplo, você pode não ter de pagar impostos retidos na fonte sobre renda, ganhos de capital e folha de pagamento.

3. Maior facilidade de expansão a outros mercados

A expansão internacional é a meta de muitos empreendedores. E incorporar sua empresa no exterior agiliza esse processo. Mas como exatamente?

A offshore funciona como um ponto central para seus assuntos jurídicos, o que facilita a criação de novas pessoas jurídicas e o alcance a outros mercados. Todas as suas subsidiárias atuais e novas estariam submetidas à mesma holding nos EUA ou nas Ilhas Cayman, por exemplo.

4. M&As e IPOs mais fáceis

Se você está de olho em fusões, aquisições ou abertura de capital, uma offshore pode ser a melhor estrutura societária para otimizar aspectos jurídicos e tributários. Ou seja: para não gastar tempo e dinheiro à toa.

Você pode acessar M&As e IPOs de forma facilitada com uma estrutura corporativa offshore específica, conhecido como Cayman Sandwich. Veja exatamente como:

  • Uma fusão nas Ilhas Cayman pode ser feita por meio de um único formulário de baixo custo, e seu certificado pode ser emitido em 5 dias úteis após a aprovação;
  • Você também pode ter uma saída eficiente da sua startup para compradores locais e internacionais com a estrutura do Cayman Sandwich. Você fica isento de impostos corporativos sobre ganho de capital, não fica sujeito à uma dupla tributação e pode acessar vantagens na divulgação de informações (disclosure) tanto de acordo com reguladores brasileiros quanto dos EUA;‍
  • Por fim, com a estrutura do Cayman Sandwich, você é elegível para seguir as regras da SEC para Foreign Private Issuers ao fazer IPOs. Essas regras permitemum cronograma de relatórios mais flexível.

Já passou da hora de explicarmos o que são exatamente as estruturas jurídicas offshore Delaware Tostada e Cayman Sandwich, como funcionam, e por que os Estados Unidos e as Ilhas Cayman são os principais destinos na nossa lista. (Pegue um lanchinho antes de ler, porque pode dar uma fominha… 🍫)

Para levantar capital com os melhores investidores evitando dores de cabeça, startups brasileiras precisam incorporar de maneira simples e confiável.

Pronto para investimentos internacionais? Faça direito com Latitud Formation.

A estrutura jurídica chamada Delaware Tostada

Metade das maiores empresas de VC do mundo está sediada nos Estados Unidos. Essas gestoras estabelecem processos que a maioria dos anjos e firmas adotarão depois aqui no Brasil. Por isso, as chances de sua startup eventualmente precisar seguir os requisitos vistos nos EUA são enormes.

Ter uma estrutura corporativa chamada Delaware LLC, sediada nos EUA, pode ser um bom ponto de venda para investidores e investidoras. Como dissemos antes, as obrigações legais e financeiras são mais previsíveis, o que significa que os riscos e responsabilidades podem ser facilmente antecipados por VCs.

E quando você conecta essa Delaware LLC com sua estrutura jurídica brasileira, você tem uma Delaware Tostada.

O que é uma Delaware Tostada?

A Delaware Tostada é uma formação de empresa de duas camadas:

  • Delaware LLC: constituição simplificada de empresas, com o objetivo de otimizar a estrutura tributária da startup mesmo que não tenha operações nos Estados Unidos;
  • Estrutura jurídica nacional: localizada na terra natal da sua startup, é também onde sua empresa opera 💖. A estrutura jurídica nacional permite que você contrate funcionários e proteja sua propriedade intelectual no Brasil, por exemplo.

O que queremos dizer com "estrutura tributária otimizada"? A Delaware Tostada é atraente porque estabelecer uma C-Corp em Delaware, outra sugestão comum para fundadores de startups, significa dupla tributação para fundadores brasileiros. Não apenas sobre rendimentos e dividendos dos proprietários, mas também da empresa.

Nossa sugestão permite que sua startup não pague impostos corporativos. Os membros da Delaware LLC pagarão apenas impostos de renda individuais em seus respectivos países.

Ainda assim, uma C-Corp pode ter prós quando você pensa em preferências de liquidação, planos de opções de ações (ESOPs) e IPOs. Veja todas as diferenças entre uma C-Corp e uma LLC.

Quando minha startup deve considerar uma Delaware Tostada?

A Delaware Tostada é uma ótima opção quando se fala em formação de empresas offshore para startups brasileiras em estágio inicial.

Antes de abrir uma LLC, você deve sempre conversar com seus investidores e garantir que eles estejam dispostos a investir nessa estrutura jurídica.

Feito isso, você deve considerar uma Delaware Tostada quando sua empresa começar a levantar um investimento anjo, pré-semente (pre-Seed) ou semente (Seed), com cheques que variam de US$ 100 mil a US$ 300 mil 一 não importa se o investimento é local ou internacional.

Além disso, como já falamos ao comparar LLCs com C-Corps, você deve optar pela Delaware Tostada quando tem a otimização tributária como prioridade em vez de ESOPs ou saídas. Isso também é mais comum nos estágios iniciais – lembre-se de que a estrutura jurídica mais adequada está diretamente relacionada ao estágio de sua startup.

Dependendo da maturidade da sua startup, VCs podem querer o próximo prato do cardápio. Esse é o Cayman Sanwich.

A estrutura jurídica chamada Cayman Sandwich

Como você pode imaginar, a estrutura jurídica offshore do Cayman Sandwich adiciona mais uma camada de complexidade à configuração da sua startup.

Essa refeição mais completa atrairá cheques maiores e também otimizará mais processos corporativos, mas mantendo a eficiência tributária do Delaware Tostada.

O que é um Cayman Sandwich?

Mais ingredientes, mais sabor. O Cayman Sandwich é o próximo passo em formação de empresas offshore para startups brasileiras. Aqui está a receita:

  • Holding nas Ilhas Cayman: pessoa jurídica na qual investidores/investidoras e fundadores/fundadoras são acionistas, mas estão isentos da obrigação de pagar imposto de renda. Focada em otimização tributária e amplamente aceita por VCs internacionais;
  • Delaware LLC: uma entidade jurídica intermediária, que fornece vantagens de divulgação de informações (disclosure) e dá flexibilidade para saídas no futuro;
  • Estrutura jurídica nacional: onde sua empresa opera, gerencia a folha de pagamento e recebe pagamento de clientes.

Quando minha startup deve considerar um Cayman Sandwich?

As startups que vão para o exterior e escolhem as Ilhas Cayman não estão exatamente em seus primeiros dias.

É uma estrutura mais desafiadora para configurar e também é mais cara. Levará uma ou duas semanas a mais para ser concluída, e com um custo extra de até US$ 5 mil para configurar essa estrutura jurídica offshore.

Ainda assim, o Cayman Sandwich é a melhor estrutura jurídica offshore quando você busca cheques maiores e melhores.

Lembra-se das rodadas de investimento e dos tamanhos de cheques que mencionamos ao considerar uma Delaware Tostada? Para o Cayman Sandwich, os cheques devem ser superiores a US$ 300 mil.

Como também mencionamos, se o investidor exigir preferências de liquidação (ações preferenciais) ou se você já estiver pensando em fusões e aquisições (M&A) ou IPOs, considere também o caminho das Ilhas Cayman.

Delaware Tostada ou Cayman Sandwich?

Certo, Masterchef. Agora temos um confronto entre receitas: qual é a diferença entre a Delaware Tostada e o Cayman Sandwich? Aqui está um gráfico comparando ambos para que você possa decidir qual é a melhor estrutura jurídica para sua startup:

Estrutura jurídica Delaware Tostada Cayman Sandwich
Tamanho da rodada De US$ 100k a US$ 300k Acima de US$ 300k
Preferências de liquidação e compensação na forma de ações (equity) Não é a estrutura ideal se você quiser oferecer preferências de liquidação a investidores, e é complexo para oferecer compensação em forma de ações a funcionários A estrutura recomendada para oferecer preferências de liquidação a investidores e compensação na forma de ações a funcionários
Imposto sobre a renda Sem imposto corporativo sobre a renda; cada membro paga seu imposto de renda na pessoa física em seu respectivo país Similar: sem dupla tributação, e acionistas só pagam imposto sobre a renda em seu país de residência
Estratégias de saída (exit) IPOs estão fora de questão, já que você não emitir emitir ações tradicionais. Outras estratégias de saída são também complexas Fusões, aquisições e IPOs são apoiados

Ok, Latitud. Mas e quanto à grana? Quanto vai custar uma Delaware Tostada ou um Cayman Sandwich? 💵

Bom, depende se você conta com a ajuda de escritórios de advocacia tradicionais ou com nosso, ousamos dizer, incrível Latitud Formation. Temos tudinho no detalhe aqui:


Você, escolhendo seu vencedor sem nenhum problema após esse confronto.

Posso mudar minha estrutura jurídica offshore depois?

Lembra como sua startup não é mais um bebê? Isso porque as startups estão sempre crescendo e mudando. E sim, você também pode mudar sua estrutura jurídica offshore conforme sua empresa cresce. Ufa!

O Cayman Sandwich é uma evolução natural da Delaware Tostada. A maneira mais econômica é começar com uma Delaware Tostada e adicionar a camada em Cayman mais tarde. Claro, depois de verificar todos os prós e contras de cada estrutura jurídica offshore e conseguir um sinal verde dos seus advogados e potenciais investidores.

O processo de mudar sua estrutura corporativa é chamado de flip. De modo geral, há quatro situações em que essa mudança na formação de sua offshore é recomendada:

  • A empresa está se expandindo globalmente e você gostaria de centralizar todas as entidades legais na mesma estrutura;
  • Um potencial investidor requer uma estrutura mais robusta;
  • A empresa está negociando uma fusão ou aquisição;
  • A empresa está entrando em bolsas de valores estrangeiras (IPO no exterior).

Um flip é um processo relativamente rápido, que leva até 6 semanas. Mas pode ser mais longo, dependendo de quantos investidores sua startup tem no cap table e quantas rodadas foram levantadas até agora.

Stay tuned

Keep up with the LatAm ecosystem by subscribing to our skimmable newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.