Back to Blog
Share
Finanças para startups: por que e quando ter a área de FP&A?Finanças para startups: por que e quando ter a área de FP&A?Finanças para startups: por que e quando ter a área de FP&A?

Finanças para startups: por que e quando ter a área de FP&A?

Você não está priorizando contratações em finanças para sua startup? Isso pode ser um erro sério. Saiba o que é e por que você precisa de uma área de FP&A

Sua startup finalmente está grandinha o suficiente para conseguir fazer suas primeiras contratações (será que eu ouvi um aeeee lá no fundo?). Aí você começa a montar seu time dos sonhos.

Claro, preciso de desenvolvedores para construir meu produto. Preciso de marketing e vendedores para fazer descobertas de consumo e vender nossa solução. E os fundadores e/ou fundadoras já estão supervisionando todas essas operações e trabalhando em divulgar nossa missão, contratar e levantar investimentos.

Parece tudo certinho, né? Bom, quase.
Você não está esquecendo uma outra área que pode fazer ou quebrar sua inicialização desde o dia 0, João? 👀

Sim, estamos falando das finanças. E das finanças para startups, devemos acrescentar, porque para vencer este jogo você vai ter de prestar atenção em jogadas e jogadores diferentes.

Aquele amigo que sabe um pouco de Excel não vai dar conta do recado. Ter uma área de planejamento e análise financeiros (FP&A) é uma parte fundamental para qualquer startup que queira ter sucesso.

O copo meio vazio é que uma equipe de finanças costuma ser formada bem lá na frente nas startups 😔. O copo meio cheio é que você vai fazer diferente depois de ler este artigo 😎.

Responderemos todas as suas dúvidas sobre as primeiras contratações em finanças para sua startup. Como:

  • Por que se preocupar com finanças para startups desde o começo?;
  • O que é FP&A para startups?;
  • Área de FP&A: quando terceirizar?;
  • Área de FP&A: quando contratar CFO, head de finanças, ou contador/contadora?;
  • Como fazer essa primeira contratação na área de FP&A? (Finalmente!)

Por que se preocupar com finanças para startups desde o começo?

As startups demoram para fazer as primeiras contratações para sua área de FP&A porque, quando falamos de finanças para startups, fundadores e fundadoras geralmente só pensam no básico. Então, só contratam os profissionais de finanças quando esses princípios básicos saem do controle.

"Ainda não quebramos? Então tá tudo bem… né?"

Mas você não é como outros fundadores ou outras fundadoras. Você não deve pensar em finanças para startups apenas como um mal necessário. Uma equipe financeira é fundamentalmente estratégica, dizem nossos amigos da a16z. Sim, como as suas equipes de produtos e vendas.

Portanto, vamos parar de falar apenas sobre contabilidade e cair na real sobre planejamento e análise financeira. Veja o que uma área de FP&A pode fazer pela sua startup desde o dia 0:

  • Avaliar os recursos finitos da empresa e manter apenas o que é estratégico. Estamos falando de dinheiro mas também de pessoas e de ativos como produtos e propriedade intelectual;
  • Encontrar os KPIs certos para medir o crescimento do seu negócio. Por exemplo, CAC e LTV;
  • Acompanhar esses KPIs da maneira certa. (Você pensou que a receita de pudim de leite da sua vó era difícil? Espera para ver como se calcula uma unit economics…);
  • Descobrir quanto tempo leva para ir de um marco (milestone) para o outro. Vale lembrar aqui da nossa doce, doce runway;
  • Começar a construir sua estrutura de relações com investidores da forma correta. Você vai agradecer sua área de FP&A mais tarde.

Sabemos que as coisas parecem muito simples no comecinho, e que você está pensando que esse grau de detalhamento é desnecessário. Mas é justamente quando as coisas são simples que você deve começar a ser intencional. Atenção aqui: as coisas ficam complexas bem rápido.

O que realmente acontece se você não investir em uma área de FP&A desde o começo?

Primeiro, você impede que sua startup cresça de forma saudável de um milestone para outro.

Você já deve saber que decisões estão mudando o tempo todo em uma startup. Por isso, você sempre precisa reavaliar seus recursos finitos, retrabalhar seus KPIs e recalcular sua runway para chegar ao próximo milestone. Isso significa que FP&A é um processo contínuo em uma startup, não um esforço único.

Você não quer perder tempo crescendo seu bolo apenas para perceber que seguiu a receita errada em algum momento, e que agora sua sobremesa não tem substância.

Se você fizer isso, também reduzirá suas chances de receber um cheque de VCs. Investidores e investidoras agora estão exigindo fundamentos financeiros sólidos, mesmo em estágios iniciais. Essa é a visão que coletamos com diversos VCs de renome, como o Paulo Passoni, do SoftBank. Você tem que mostrar seu pensamento estratégico também nas finanças.

O VC: "Então, qual a sua runway atual?"

Administre a runway da sua empresa, mova capital entre fronteiras e mantenha o compliance financeiro em dia. Sem taxas escondidas nem burocracia.

Tenha acesso antecipado à conta empresarial para startups da América Latina construindo produtos f*das

O que é FP&A para startups?

Você já anotou que FP&A significa planejamento e análise financeiros. Certo?

Você também já percebeu que uma área de FP&A faz e analisa projeções e planos financeiros e que seu objetivo é não apenas antecipar resultados financeiros, mas também orientar o processo de tomada de decisão da sua empresa.

Vamos ver planejamento e análise financeiros com mais detalhes para que você explique até para sua mãe por que FP&A é tããão diferente da contabilidade tradicional, e por que você realmente precisa de uma área de FP&A em sua empresa.

Análise Financeira

Fica calma, Fernanda. Tem um motivo para a gente ter feito essa bagunça e começado pelo final da sigla FP&A.

É porque não existe um planejamento financeiro adequado sem uma análise financeira minuciosa por trás. Você precisa coletar dados financeiros para formular conclusões sobre o desempenho financeiro de uma empresa.

A análise financeira inclui uma análise por coeficientes (ratio analysis), o que significa separar várias partes de suas demonstrações financeiras para analisar métricas importantes como eficiência, lucratividade e liquidez.

Você também pode comparar essas partes no tempo (análise de tendências) e com as mesmas partes dos concorrentes (benchmarking), ajudando sua startup a entender como está o desempenho dela em relação aos antigos padrões da indústria ou à concorrência.

A análise financeira identifica áreas de melhoria, tanto de uma perspectiva de economia de custos quanto de aumento de receita de qualidade. Você pode então priorizar seus recursos atuais de acordo e 👏 fazer 👏 acontecer 👏!

Planejamento financeiro

Assim como a análise financeira, o planejamento financeiro é exatamente o que o nome diz. Você pode dizer que FP&A é como… um livro aberto (tu dum psss).

Planejamento financeiro significa olhar para a situação financeira da sua startup e, a partir dela, desenvolver estratégias que a ajudem a atingir seus objetivos.

Isso pode significar identificar os melhores KPIs financeiros para rastrear. Em seguida, calculá-los da maneira certa e constante. Com base nesses números, responder se e quando você vai atingir suas metas, sugerindo em qual oportunidade sua startup precisa focar mais.

Além de trabalhar no ataque, os planejadores financeiros também podem trabalhar na defesa e identificar e reduzir potenciais riscos. Isso pode significar olhar para seus ativos e manter apenas o essencial. Também pode significar desenvolver planos de contingência para tempos econômicos difíceis.

FP&A x contabilidade tradicional

Se até agora você ainda não sabe por que deve criar uma área de FP&A em vez de apenas contratar aquele contador ou contadora que cuida das finanças de todas as lojinhas do seu bairro…

A gente entende. É mais barato, e sempre funcionou de um jeito ou de outro.

Mas nós discordamos. E reunimos alguns elementos para reflexão que podem convencer até os mais céticos da necessidade de ter uma área de FP&A dos sonhos no lugar de um escritório de contabilidade tradicional:

1. FP&A pode tornar até suas finanças em uma jogada estratégica

Um contador ou uma contadora tradicional se concentra em registros financeiros e em conformidade com obrigações financeiras (compliance financeiro). Um profissional de FP&A usa matérias-primas semelhantes mas vai além de registros financeiros diários.

Orçamento, gerenciamento de fluxo de caixa e análise de custo-benefício são apenas algumas das estratégias financeiras que sua área de FP&A pode oferecer a você (e a seus investidores).

2. FP&A pode dar insights úteis ao seu negócio

O trabalho de um profissional de FP&A vai além da esfera financeira. Os números também podem fornecer lições valiosas sobre o desempenho da sua startup. Seu CAC pode estar muito alto, seu LTV muito baixo e sua runway muito curta, por exemplo.

3. FP&A pode ser mais flexível

A contabilidade tradicional é menos adaptável a mudanças e tende a usar relatórios financeiros padronizados. Um profissional de FP&A com alguma experiência em startups pode ajudá-lo a navegar o mundo financeiro com base nas constantes mudanças vistas em toda empresa de tecnologia escalável.

4. FP&A ajuda sua empresa a crescer

Todo o suporte de que falamos aqui em cima se reflete em decisões financeiras mais informadas e estratégicas, que podem levar a um crescimento mais acelerado.

5. FP&A foca no futuro

Esse crescimento também é mais sustentável. Como já dissemos, o objetivo do FP&A é antecipar e estrategizar ações da empresa com base na análise e no planejamento financeiro.

A contabilidade tradicional, por outro lado, concentra-se apenas em manter documentos financeiros sob controle para que sua empresa esteja em conformidade com obrigações financeiras.

Área de FP&A: quando terceirizar?

Depois de perceber que ter uma área de FP&A é o certo para sua startup, você pode seguir dois caminhos: publicar uma vaga de emprego para um profissional de FP&A ou pesquisar as melhores empresas que terceirizam essa área para startups.

Qual é o melhor caminho?
Como tudo na vida, depende.
Mas não vamos parar por aí.

Aqui estão alguns pontos que você deve considerar se está pensando em terceirizar a área de FP&A da sua startup:

1. "Minha startup está em estágio inicial"

A terceirização da área de FP&A pode ser uma boa opção para startups em estágio inicial, que ainda não possuem recursos para contratar um profissional em tempo integral.

Mas se sua startup está crescendo e se aproximando da Série A, pode ser mais útil ter uma equipe interna para administrar as finanças. Na Série B, essa necessidade é ainda maior porque você também pode começar a atrair empresas de private equity.

Existem outros eventos importantes, como uma run rate anual significativa e a proximidade de eventos de saída ou liquidação (exit).

2. "Meu modelo de negócios não é financeiramente complexo"

Modelos de negócio mais complexos podem achar mais estratégico ter uma equipe interna focada em FP&A.

Considere se a falta de visualização constante e adequada de dados financeiros, como CAC e LTV, pode levantar ou quebrar sua startup em relação aos concorrentes.

3. "Preciso economizar custos no curto prazo"

A terceirização da área de FP&A pode ser mais econômica no curto prazo para startups que não têm recursos para contratar um profissional em tempo integral.

Mas também é importante verificar o custo-benefício a longo prazo. Leve em consideração o valor que uma equipe interna pode agregar ao negócio ao longo do tempo, especialmente considerando seu crescimento e como dados financeiros podem fornecer uma vantagem ao seu negócio.

Área de FP&A: considere soluções híbridas

Também tenha em mente que soluções híbridas podem funcionar. Pense nas necessidades específicas da sua startup e procure a solução com maior custo-benefício.

Alguns exemplos de soluções criativas são a contratação de CFOs ou firmas de contabilidade fracionais/part-time para que sua área enxuta de FP&A possa se concentrar apenas na análise e no planejamento.

Área de FP&A: quando contratar CFO, head de finanças, ou contador/contadora?

The good, the bad, and the ugly.
Açúcar, tempero, e tudo que há de bom.
Coisas boas vêm em trios. E finanças não é exceção.

Ao decidir sua primeira contratação em finanças para sua startup, olhe para o trio CFO, head de finanças, e contador/contadora. Saberemos mais sobre cada cargo abaixo para que você escolha qual deles se encaixa melhor na sua startup.

CFO. Head de Finanças. Contador/contadora. E o fundador/fundadora confuso.

CFO: contratação de nível sênior

Esse é o sonho, né?

Mas vamos falar de realidade: contratar um ou uma Chief Financial Officer (CFO) nem sempre é barato ou necessário. Então vamos entender mais sobre o papel de CFO em uma startup, e quando sua empresa deve contratar um.

CFO: o que é?

CFO é o executivo ou a executiva mais sênior quando se trata da gestão financeira de uma empresa. Um bom ou uma boa CFO garante que sua startup tenha uma estratégia financeira sólida e eficaz, alinhada aos objetivos de negócios da empresa.

CFO: o que faz em uma startup?

Um ou uma CFO está no topo da área financeira da empresa. Quanto menor for a empresa, mais prático será o CFO. Mas, idealmente, o restante da equipe lida com contabilidade, tesouraria, análise financeira, planejamento financeiro, modelagem e previsão financeira, relatórios financeiros, gerenciamento de riscos e conformidade financeira (compliance financeiro).

Então, o ou a CFO é responsável por liderar a estratégia de longo prazo. Por exemplo, pensar em como gerar receita e lucratividade em toda a empresa. E por conta disso, o CFO também pode ter um olhar mais atento sobre aspectos jurídicos, folha de pagamento e até produtos e operações.

Outra função do ou da CFO é comunicar-se de forma eficaz com os demais executivos da empresa e até com os investidores externos sobre as finanças da startup, garantindo que os fundamentos da empresa estão sólidos e alinhados com os objetivos. Ele ou ela pode ser um grande aliado na hora de captar recursos.

(Aviso: algumas empresas usam CFO e Diretor(a) Financeiro(a)/VP de Finanças para significar o mesmo cargo. Em outras, você tem os dois cargos e o/a CFO fica acima do/da VP. Ambos atuam como parceiros de negócios, procurando como impactar a estratégia do negócio.)

Quando uma startup precisa de um CFO?

  • Quando as finanças se tornam suficientemente sérias. Contratar um ou uma CFO muito cedo pode ser um pouco demais, porque um trabalho de CFO não é apenas fazer contabilidade, mas gerenciar e relatar uma visão mais ampla da estratégia financeira da empresa. Mas CFOs podem ser solicitados ou solicitadas mesmo em estágios anteriores. Imagine que você é um fundador iniciante e está levantando uma rodada com VCs. Um ou uma CFO traz muita credibilidade e cuidará da devida diligência e das outras demandas de VCs por você. Analise seu contexto mais do que seu estágio.
  • Mais tarde, quando você receber uma demanda crescente de VCs e PEs e sentir que um ou uma CFO pode ser uma boa soma. Agora não estamos falando apenas de due diligence mas de relatórios para investidores antigos e novos.

Head de finanças: contratação de nível intermediário

CFO parece um pouco demais para sua startup agora?
Talvez ter um ou uma head de finanças seja o caminho a percorrer.

O que é um ou uma head de finanças?

É sempre difícil definir cargos de senioridade intermediária. Ainda assim, podemos resumir que um ou uma head de finanças trabalha na definição e implementação de processos para a equipe financeira.

O que faz um ou uma head de finanças em uma startup?

Um ou uma head de finanças prestará muito mais atenção aos aspectos operacionais e internos do que o ou a CFO. A função não é tanto ajudar sua startup com VCs, mas sim tornar sua empresa mais eficiente (algo que também vai ajudar no contato com investidores no futuro e continua sendo mais estratégico do que as empresas de contabilidade tradicionais costumam oferecer).

Assim, o ou a head de finanças efetivamente lidera a equipe financeira da startup, indo da contabilidade e FP&A à conformidade financeira.

Quando uma startup precisa de um chefe de finanças?

  • Quando sua empresa deixa de ser apenas uma ideia. O negócio começa a mostrar alguns números e suas operações (e finanças) tornam-se mais complexas. Mas lembre que algumas startups já têm finanças complexas logo no início. Nesse caso, pode ser uma boa ideia escolher um profissional de senioridade média para a primeira contratação em finanças para sua startup.

Contador/contadora: contratação de base

Não é a opção mais sexy. (A menos que você a compare com o Batman: não é o herói que você merece, mas o de que você precisa agora.)

O que é um contador ou uma contadora?

O contador ou a contadora é um ou uma profissional de finanças que gerencia e organiza as transações financeiras de uma empresa.

O que faz um contador ou uma contadora em uma startup?

Esse ou essa profissional é responsável por registrar todas as receitas e despesas, garantindo que tudo relacionado às finanças esteja correto e atualizado. O contador ou a contadora também prepara relatórios financeiros regulares e reconciliações bancárias.

Quando uma startup precisa de um contador/uma contadora?

Alguém deve estar assumindo esse papel logo no início das operações. Provavelmente, o cofundador ou a cofundadora mais experiente em finanças é o mais adequado para a tarefa.

E se isso não existe na sua equipe... Bem, pode ser uma boa ideia terceirizar um contador ou uma contadora.

Este é de longe o cargo mais fácil (e mais recomendado) de ser terceirizado. Pode ser uma boa ideia se a contabilidade estiver tomando muito do seu tempo e impedindo que você realize tarefas mais estratégicas, como contratações e captação de recursos (fundraising). A contabilidade é essencial, mas operacional.

Ainda assim, se você não tem absolutamente nenhuma experiência em finanças, considere ter um head de finanças ou analista de FP&A dentro de casa, para lidar com a comunicação com o contador ou a contadora. Essas pessoas podem ser muito, muito técnicas.

Como fazer essa primeira contratação na área de FP&A?

É uma tarefa difícil encontrar, contratar e formar uma área de FP&A com experiência em gerenciamento de finanças para startups. Mas aqui estão algumas dicas para facilitar sua primeira contratação para a área de FP&A:

1. Identifique suas necessidades atuais

Cada estágio de startup se traduz em diferentes necessidades e, portanto, em um cargo em finanças diferente. Concentre-se no que sua empresa realmente pede e escolha alguém que se encaixe nessa função como uma luva.

Mesmo assim, um certo conjunto de habilidades é fundamental na maioria dos começos. A área de FP&A têm muitas tarefas mensais e trimestrais repetitivas, portanto, pedir experiência na automação de processos pode ser uma boa maneira de se manter enxuto.

E não importa a equipe, sempre procure pessoas com capacidade de trabalhar de forma autônoma e que tenham vontade de colaborar: todos sabemos que isso é fundamental, e principalmente em startups em estágio inicial.

Se você está realmente no estágio inicial, tente procurar pessoas de finanças que já tenham trabalhado em uma startup antes. É um mundo completamente diferente – e as contratações que vêm de empresas tradicionais podem ficar muito frustradas com a falta de estrutura, desde processos até ferramentas como ERPs.

2. Automatize tudo o que puder

Os softwares de contabilidade e gestão são muito sofisticados hoje em dia. E você pode usá-los para obter ótimos resultados com uma área de FP&A menor. Considere se você está usando todos os softwares possíveis antes de contratar pessoas para realizar tarefas operacionais.

3. Considere pessoas de finanças terceirizadas

Já falamos sobre isso antes: uma área de FP&A pode ser cara, mas isso não é motivo para deixar de lado a análise e o planejamento financeiro.

Soluções criativas podem ajudá-lo a encaixar as finanças no orçamento da sua startup. Considere CFOs, heads de finanças e contadores/contadoras fracionários e/ou terceirizados.

4. Opte por generalistas nas finanças

Ok, especialistas são legais, mas eles por definição não podem fazer tudo. Para startups que estão em constante evolução, construir uma área de FP&A com generalistas pode ser especialmente valioso.

São profissionais mais flexíveis e, quando chegar a hora, você pode criar um cargo mais especializado para suportar o crescimento dos negócios.

5. Aprenda a abordagem correta de contratação

Mesmo seguindo esses passos, pode ser difícil encontrar e atrair o profissional certo ou a profissional certa. Qual é a abordagem certa para contratar em finanças para uma startup em estágio inicial?

Primeiro, considere ir proativamente atrás dos profissionais e das profissionais que você procura. Apenas postar uma vaga no LinkedIn pode não ser muito eficaz, principalmente quando você ainda não tem um grande nome para fazer os olhos de todos brilharem. No começo, o fundador ou a fundadora precisam ser e vender a visão.

Outra boa dica é trocar experiências de contratação com outros fundadores e fundadoras de startups. Você sabe como valorizamos encontrar sua comunidade aqui na Latitud: não há melhor maneira de aprender do que ouvir pessoas que já estiveram no seu lugar, cometeram erros e então encontraram soluções criativas.

Leia mais

Como abrir uma startup: o guia completo para você ter a estrutura jurídica certa

Venture capital: tudo que os fundadores de startups na América Latina devem saber

Paulo Passoni: América Latina verá lacuna na Série B. Como fundadores de startup podem lutar contra a falta de capital?

Stay tuned

Keep up with the LatAm ecosystem by subscribing to our skimmable newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.